DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


sábado, 29 de maio de 2010

PROSEMAS INCONCUSSOS

“Prosemas Inconcussos” – Nova fase poética

Este termo Prosemas, novo, de minha autoria, serve para denominar os já existentes poemas em corpo de prosa. Inconcussos, traduzem: qualidades inabaláveis, irrefutáveis, firmes e austeras. Os velhos e exauridos padrões de Poesia, praticados desde há muito pela maioria dos bardos, não se encaixam mais em tempos de verdadeiras revoluções em um mundo globalizado que não aceita mais ver a beleza da Poesia ser engessada às rígidas métricas, às obrigações da rima e a outros sistemas "camisa de força" de se fazer poesia. Como toda arte, chegou o momento de ela, a Poesia, ser olhada sob outro foco e se realizar sob igual forma sem retorno ao passado. Aceitá-la como se apresenta ao novel interessado é questão de Espírito reformado e em ânsias de evoluir. Ao novo poeta caberá mostrar a ventilada e livre Alma poética aos seus leitores cansados de verem rimadas palavras como coração com mão, ilusão, meditação; estrela tendo relação com vê-la, Estela, etc., e assim por diante. Os versos soltos e rimas brancas, já existentes, também têm beleza e podem nos passar as emoções a que se propõem. O poeta Ledo Ivo usa a poesia em corpo de prosa. Eu a visto de uma nova roupagem - nomenclatura atualizada. Esquecer de vez a forma diferenciada dos decassílabos, octossílabos e outros versos silabados se torna liberdade a ser usufruída. Os Prosemas podem ter rimas, se o poeta assim desejar. Vejo nos sonetos as formas mais belas e ritmadas de se dizer a beleza, mas pode mudar de vestimentas: ser um Prosemas. Por que não?
A arte pictórica para mudar a sua “cara” se valeu de homens como Turner, na Inglaterra, que foi o verdadeiro precursor do impressionismo e em França de um grupo liderado por Monet que teve um seu quadro “Impressão, Sol nascente” criticado pelo jornalista Gustave Leroy por ocasião da mostra de 1874 no atelier do fotógrafo Nadar em Paris. Por que pintar verdadeiros “retratos”, se a paleta e o pincel aliados às novas emoções e às nascentes pesquisas elaboradas por esse grupo de pintores do Séc. XIX conduzia sua arte às impressões surgidas aos seus olhos pela refração da atmosfera e pela mudança da luz em constante movimento? Mudança se acha intimamente ligada ao movimento e ao seu comprimento de velocidade. O Universo evolui por causa mesmo do seu movimento contínuo. Movimento significa trajetória e essa que dizer “termo a ser alcançado”. Cada Universo arrasta consigo todos os corpos celestes, formados, e ainda em formação, nas nebulosas. A Lei da Gravidade só existe porque o nosso planeta mantém uma velocidade constante e imutável, e a Vida só surgiu em todos os Universos graças à inteireza dessas Leis mecânicas que tudo leva de roldão, mas conscientes de que fazem à direção da Evolução. Evoluir, é a palavra de Ordem à Natureza, aos Reinos por nós conhecidos no planeta Terra, colimando no Homem e, amanhã, no Super-Homem do Terceiro Milênio. Atente-se para essa quase concretizada hipótese. Por que, pois, não começar às mudanças necessárias em todos os campos em que o Homem intervém, e sempre objetivando alcançar um novo patamar de exposição de suas conquistas? De fazer do “feio” o “belo”, do “impossível” o “possível”, da “negação” o “aceitável”, do “banal” o “importante”? Por que não podemos lançar novos princípios, novos métodos e novos sistemas? Por que algemar a Alma criadora a regimentos criados por homens iguais a nós? Liberte-se e a liberdade trará aos que tentarem novas concepções criativas, nova visão e novos horizontes. É isso que anda fazendo o site Cronópios. Por que não o tomam outros a mesma iniciativa? É saudável, e necessária. Acabo de dar a minha contribuição; pequena, mas libertária sem anarquismo. Estarei em meu blogdomorani.blogspot.com com minha obra Arremedo de Guerra – folhetim interrompida pelo presente texto, comentários, crônicas e os Prosemas. Clicar Ano 2010.

Nenhum comentário: