DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

CARTA Á MARINA, MINHA NETA

Querida neta Marina:

Você é jovem ainda e pode tirar muitos proveitos dessa juventude. Não atire pela janela da indiferena as oportunidades que a preciosa Vida lhe concede. Aproveite cada momento, cada hora, cada minuto para desenvolver sua capacidade intelectual. Sabemos, por experiências vivenciadas, que a juventude - momento em que você vive atualmente - é o único momento para se construir o futuro, e ele nos chega sem sentirmos.

Chorei bastante com esse PPS. É assim mesmo... Sinto-me, às vezes, e apesar de muita Fé em meu Criador, como o personagem do PPS. Sinto que me faltam, aos poucos, a força que tinha e a energia possuída; tudo é mais dificil, agora. Até mesmo caminhar. Você já teve oportunidade de reparar meu caminhar à rua. Bber água e engolir alimento já não são coisas fáceis, mas ao olhar para trás vejo que tudo foi válido, que eu faria tudo de novo, mas com o cuidado de me dedicar aos livros de estudo e de levar mais a sério os problemas do dia a dia.

Você, já disse eu, é inteligente, mas permite que o bicho "preguiça" se aninhe ao seu coração; deixa o bom humor escondido lá no fundo da Alma, quando ele deveria aflorar aos seus lábios e à sua face. É fácil, muito fácil adquirir o bom humor. Ame muito sem pensar em recompensa; se dê de coração às pessoas e aos momentos de seu recolhimento; a Vida merece ser vivida, merece nosso esforço e nossa gana de desejar chegar a algum lugar. Temos esse dever ao nosso Deus e à nossa família, além de a nós mesmos. Tudo se torna fácil quando amamos e perdoamos as ofensas; quando servimos nossos semelhantes com prazer; quando nos amamos intensamente; quando lutamos com denodo.

Estou velho. Passei a usar fraldas. Foi gozado, não é mesmo? Até mesmo eu achei e ainda pedi bubu. A Vida tem de ser levada assim: com compromissos, mas com alegrias, resignações, ofertas de sentimentos amorosos, paciência aos que não podem mais fazer tudo sozinho. Às vezes me falta a paciência, mas já estou há 13 anos nessa luta e sinto, algumas vezes, pior um dia que o outro, mas vou levando e batalhando com todas as armas que Deus me Deus. Otimismo é outro sentimento que precisa ser cultivado. É o melhor remédio para tudo. Ame a Deus, sua mãe, seu irmão, sua avó, mesmo como ela seja - também passa pelo fenômeno velhice e ame, sobretudo a você mesma sem mágoas, sem culpar a Vida e as pessoas. Esse é um canteiro só seu, onde você pode dispor de todo o espaço para plantar as flores do otimismo, da força de vontade e da paciência, que são todos coadjuvante ao bom humor e ao sucesso pessoal. Deus a abençõe e a guarde. Do seu avô que muito a ama, que se preocupa com a sua Vida, e Léia se junta a mim nesses objetivos. Estaremos sempre aqui. Beijos, muitos beijos e nossos votos de Vida saudável e firme! Você pode!

Vô Mario.

Um comentário:

RIVALDO R.RIBEIRO disse...

Etâ Morani é muito dificil agente nao se emocionar com essa carta.

Carta é sempre algo que toca os sentimentos, pois temos nela diversos sentidos e significados.

Muitas se dispedem, outras mesmo hoje com a internet nos trazem noticias de amigos ou parentes distantes.

Nesse momento estou sozinho em casa, sairam todos para as despedidas de solteiros do meu filho e da minha futura nora.

E deles vêm meu primeiro neto(a), e ando emocionado por causa disso. É verdade não somos como antes, agora qualquer fato emocional sofro o risco da minha pressão arterial subir.

Linda essa sua carta, é um belo conselho para os mais jovens. A vida e curta demais. Agente dorme jovem e acorda no outro dia olhando para o teto, tenta pegar o relógio e Não consegue enxergar as horas, cadê os óculos? Pronto estamos velhos...