DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


domingo, 23 de março de 2008

RIO POTENGI COM POR DO SOL


























Natal, 11/11/2001

Após 50 anos retornei a Natal,RN, onde vivera de 1947 a 1952, e de 1954 a 1955. Muitas mudanças houve na cidade - o centro, a Praça Pedro Velho, Praça do Cine Rio-Grande e a praça defronte ao antigo Palácio do Governo. No bairro onde morei - o Alecrim - foi onde pude notar maiores diferenças. As ruas, quase todas sem calçamento à época, e cobertas de areia tipo das que se encontram nas praias, agora se achavam todas asfaltadas e com uma profusão de postes de iluminação que não havia na minha época. Confesso não ter reconhecido o meu querido bairro, por tantas modificações implementadas pela Prefeitura. Mas, nas paisagens que meus olhos guardam de um tempo remoto, só o Rio Potengi se negou às mudanças. Era o mesmo largo, sereno e longo rio que adentra a cidade banhando o porto da Marinha, a praça militar e o Cubango - clube de oficiais de nossa Armada Naval, que fica dentro do complexo militar. Como levava comigo meu bloco de rascunho esbocei o trecho acima indicando as cores, as nuances da reverberação da tarde, seus reflexos no céu e no rio, e o trouxe comigo. Aquilo era apenas um estudo: subsídio ao meu futuro trabalho em casa, sob cavalete e luz difusa de um interior. Não me foram dificeis reproduzir os efeitos da Natureza, pois a alma do Rio Pontengi eu a trazia comigo, como avatar milagroso - duas almas num só corpo, ou mente. Banhei-me muitas e muitas vezes nesse rio até o por do sol por trás do emaranhado retorcido do mangue, à altura do cáis do porto, lado esquerdo à quem vem da boca da barra, ao lado do Forte dos Reis Magos e da Praia da Redinha, onde passávamos as nossas férias. Hoje encontramos montanhas elevadas de pura areia a se perder de vista. Ali rodam "bugres" dos audaciosos rapazes que nos levam a passeios com ou sem forte emoção. A Natureza acumulou essas montanhas de areia fina e branca por décadas como um presente à população natalense e aos de fora. Pode-se andar em camelos, como nos desertos africanos, beber e se lavar sob o forte ímpeto da água gelada que sai de uma grossa tubulação à altura de um chuveiro. Depois, se vai beber numa choça ao lado, desde água de côco a refrigerantes, e drinks mais fortes. Apesar do sol a pino, do céu intensamente azul, sem nuvens, do areal estupendo, dos "bugres" com seus motores possante escorregando abismo abaixo no areal, dos camelos com seu gingado no andar, do mangue mais para frente, dos cáis, com suas embarcações civís ou militares e da cidade a cavaleiro do rio, este continua em seu rítmo de sempre, permitindo o tráfego de barcos à vela carregado de pessoas e de mercadorias e o cortando de um lado a outro na certeza de que foi, é e será sempre o Rio Potengi de muitos encantos, de muitas lendas, de beleza incomparável e importante para Natal e lugarejos vizinhos além, muito além do cáis da Marinha e da vila de Mipibu.
morani

Um comentário:

Teruko Kanto disse...

Morani querido...eu estava procurando este seu quadro que havia visto numa das minhas visitas ao seu blog e não conseguia localizar novamente e a nossa querida amiga Gal quando viu o quadro, lembrou de uma amiga que gosta muito do por do sol e me enviou a página onde se encontrava. Adoro o por do sol pois sei que quando o sol vai " adormecer" no dia seguinte ele retorna para me presentear de com belíssimo Bom Dia! Belíssimo este quadro do por do sol do Rio Potengi que você reviu quando do seu retorno a Recife após longa ausência. Muitas coisas mudaram desde que o deixou, mas o rio lá estava esperando-o. Que bom que você estava com material para fazer um esboço. Sai ganhando.
Tem razão de gostar do grande Monet...os traços das suas pinturas lembram muito deste grande mestre, aliás um dos gênios do impressionismo.
Este quadro vai enfeitar os meus momentos de lazer e algumas vezes da solidão quando fico divagando no mundo do BELO que povoa a minha mente. Peço permissão para enviar aos meus amigos que apreciam belezas. Quero presentear os meus amores com a sua obra.
Obrigada amigo Morani por este Por do Sol ...e a sua narrativa. Voce empre me faz crescer, sempre me acrescenta o belo e o saber . Você é o meu mestre.
Beijos
Teruko Kanto
Yamagata -Japan