DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


sábado, 20 de dezembro de 2008

OS DILUVIOS DE SANTA CATARINA E DE MINAS GERAIS

Vimos, recentemente, revestidos da compaixão estéril, o dilúvio quase bíblico que foi despejado sobre boa parte do estado de Santa Catarina. Cidades importantes como Itajaí e Blumenau (nesta, não é a primeira vez de uma catástrofe), sofreram os horrores de uma hecatombe que jamais será esquecida pelos seus nativos e visitantes. Na localidade Morro do Baú não foram menores os estragos. A tragédia entrou pelos olhos, pelos cabelos e pelos poros de seus habitantes incautos por lhes faltar, como em outras partes do país, serviço perfeito de previsões às tragédias tão comuns nesta época dos anos que se sucedem quase iguais. Não há como medir os sofrimentos humanos – físicos e morais – da população desadorada com a indiferença das autoridades de um estado que parece estar fadado aos grandes espetáculos nocivos da Natureza. Três anos são previstos à recuperação dos estragos. Enquanto isso, o que farão os prejudicados por tantas chuvas, avalanches de terra, pedra e resíduos outros? Estão quase todos em depósitos humanos e, quiçá, não sejam esquecidos por lá por mais tempo que o necessário. A tarefa de reconstrução de lares, que caberiam aos governos federal e estadual, tomou-a uma igreja – a Universal do Reino de Deus, já tão enfronhada, perigosamente, no meio político nacional.
Agora, é o pujante e importante estado de Minas Gerais a sofrer com a precipitação de chuvas que deveriam cair em 30 dias, mas que desceram em apenas uns dois ou três, levando o caos e o sofrimento a outros tantos cidadãos deste país com as mesmas proporções aos de Santa Catarina. E o governo central se ufana do Fundo Soberano, além das reservas elevadas provenientes dos trilhões de impostos acumulados num único semestre, conforme propalado pelos jornais televisivos! E haja verbas rápidas e polpudas ao atendimento à rede bancária e à de construção civil, além das para pagamentos da dívida externa que se transmudou em internas, escamoteando verdades dolorosas, sem esquecer da rolagem dessas mesmas dívidas a juros astronômicos! Grande governo tem o nosso povo crédulo! O que eu não entendo são os índices de popularidade de Lula se contrapondo ao baixo desempenho IDH, que está por volta do septuagésimo lugar!
Gostaria que o meu conselho chegasse ao conhecimento desse presidente de araque – pai dos infelizes estrangeiros:
Senhor Lula: não aja como a um unha de fome, um atormentado pela preocupação de fazer seu sucessor, um prepotente e inebriado pela posição em que se encontra. Seja um brasileiro antes que o tempo lhe roube a chance de se tornar um estadista, que é o seu sonho maior. Humildade e verdade são o quer essa grande Nação que se encontra, hoje, em mãos erradas.
Morani

Nenhum comentário: