DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


sábado, 3 de outubro de 2009

A MATANÇA DE GOLFINHOS CALDERON

Assisti, horrorizado, pela televisão, o covarde massacre de golfinhos Calderon na Dinamarca. Covardes e indignas atitudes feitas pela população de uma pequena vila de pescadores desalmados. Às cenas, emprestaram-se brutalidades sem adjetivos só comparáveis às que fizeram os nazistas a milhares de homens, mulheres e crianças em campos de concentração na Polônia e na própria Alemanha de Hitler.
Os golfinhos Calderon, como os demais da espécie, aproximam-se dos homens para brincar e interagir aos mesmos, em uma demonstração de inteira confiança de que serão bem-vindos e acolhidos com amor.
No entanto, são recebidos com uma indiferença tão natural que não podemos crer sejam capazes de tamanha barbárie jovens que participem ao extermínio dessas criaturas. Suas armas são ganchos que fincam aos corpos esguios desses mamíferos rasgando-os sem dó. E outras centenas de pessoas assistem como se estivessem bem instalados em seus lares diante de aparelhos de televisão acompanhando novo capítulo de uma novela.
São cenas de horrores indizíveis. Não há tradução para tamanho empreendimento brutalizado. Se aqueles homens são seres humanos, aos quais devemos nossa solidariedade, então os valores sobre humanismo precisam ser revistos, discutidos e defendidos (?) em teses por futuros doutores das ciências humanas, e que jamais tornemos a ver as águas do mar tingidas da cor vermelha. Vermelha é a cor da maldição, da destemperança e da violência, desafinada à orquestração das atividades humanas. Bastam-nos aquelas já mencionadas e sabidas por todos.

Um comentário:

Nelma disse...

É paizinho, estamos vivendo e presenciando o fim dos tempos mesmo. Pessoas que não respeitam os seres da mesma espécie,que dirá de outras, não é mesmo? Não vi este documentário, mas posso imaginar - com os detalhes que, aqui, o senhor descreve, o quão desumanos são essas pessoas. Fica aqui minha indignação e rogo a Deus que perdoe esses encarnados de "coração" tão embrutecidos.
Bjs
Sua filha Nelma