DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


domingo, 27 de junho de 2010

ARREMEDO DE GUERRA

Ponha-se aí agora meu senhor, com sua letra limpa e bem desenhada, o que foi uma das muitas batalhas encarniçadas da moléstia, que só falando assim mesmo neste linguajar peçonhento, tantas foram às malvadezas de todos os lados: do deles, parecendo leões famintos, atacavam de peitos abertos na maior doideira que já se tinha visto alguma vez na vida, e dos nossos, com fúria igual e na mesma loucura do desarranjo: quero dizer que era cada qual por si. Juntos eu, Antonio Quelé – valente que nem touro de vaquejada – seu mano José, baixinho, amarelo de cor, mas, porém valente igualmente ao irmão, Chico Danado, e muito mais do que isso, e Geraldo Quintão, o moço do queixo fino e da cabeça larga de fazer inveja a muitos dos sertões onde se dormia em rede desde pequerrucho, dando nelas uma conformidade esquisita – verdadeiras “cabeças chatas” nordestinos. Isso mesmo: coloca em destaque a cabeça chata do Geraldo que, naquele, era de verdade. O que tinha de cabeção tinha de miúdo raciocínio, pois nunca vi tanta energia e ódio ajuntado como num casamento de vontades usadas pro modo matar sem pena, sem piedade mesmo, e sorrindo de alegria vendo tombar o inimigo sob sua bala e sob sua baioneta que não parava de furar. O cabra era um corisco, o mais valente de nós quatro e o mais doido também, mas no empate de valentia com o Chico. Eles nem atentavam pro perigo. Ou eles não tinham cérebros ou queriam se matar logo de uma vez por todas e acabar com aqueles sofreres que empanzinavam os peitos nervosos. O cabra foi chamado à atenção pelo comandante do grupamento pra que tivesse mais acautelamento na hora de investir contra a jagunçada, mas não tinha jeito. E o cabra Geraldo, quanto mais lutava mais matava e menos se machucava. Ô cabra danado, e ainda chamavam o Chico de Danado. Danado era o Geraldo. A estória dele vinha de longe. O cabra nunca que teve medo de outro. Uma vez atentou tanto a mulher de um soldado de polícia, que tirou ela dele e de debaixo de sua responsabilidade. Andou mais ela por dias e largou pra lá como um par de botinas sem uso. Aí a amaldiçoada da quenga tentou voltar pro soldado, que não a quis mais. Geraldo foi na casa do pobre e impôs a presença da prostituta de luxo dentro da casa deles. Se ela ficou lá? Pena Geraldo não gostar de tocar mais nesse assunto, que o bicho é bom, mas é esquisitão de maneiras. Ficou. E tinha outro jeito? Sempre foi muito abusado, o cabra. Pois é.
Assim é que ele resolvia as pendengas entre os casais casados ou amancebados, com ou sem filhos. Também..., foi criado dentro de um colégio interno. Apanhou todos aqueles dengos e aquelas diplomacias dos padres Maristas; não se nega que foi bem criado. Só saiu por que não dava mesmo pra padre, que era o sonho de sua mãe viúva. E não que fosse só esta pendenga da mulher do soldado de polícia não. Houve outras, pelo que eu soube, mas não pela boca dele não, que às vezes Geraldo era taciturno como um daqueles monges. Sabes essas coisas de se estudar em colégio de padres? A, pois ficou assim cheio de cismares, de observações e, não se sabe donde, cheio de valentia. Essa valentia parece que foi pra encobrir os anos de bestagem, lá dentro dos muros do colégio. Agora é essa loucura que te acabei de contar. Acho até que ele deseja a morte de uma vez. O cabra é destemido e não toma tento dos perigos que corre. Pena que tu não estivesses lá com a gente. Pena mesmo, mas tu vais ficar sabendo de tudo pela minha boca.
Quero só o teu cuidado nas anotações e se eu errar alguma coisa me avises, por favor.
Então, tem sido assim a vida dessa cabra macho de Pão de Açúcar que não abre mão de sua valentia disposta que parece, como disse em antes, a morrer numa batalha do que em riba de uma cama de luxo, que não tem, de um catre ou de uma enxerga, também ausentes, pois que dorme em rede como quase todos nós.
38

Nenhum comentário: