DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


domingo, 4 de julho de 2010

ARREMEDO DE GUERRA

Pois que seja eu em assim até os dias de então. Não me obrigo a mandar em ninguém não. Dou a mim esse direito não! Sou... Como é a expressão usada, hoje, agora, pra igualar os homens uns com os outros? Cidadania falando: quero saber o termo, que ele existe, mas que eu me lembro não. Me deixe ver... Se eu não soube me explicar, vou te dar um exemplo: digamos... Digamos não, que eu sou pobre mesmo, e analfabeto de pai e de mãe e que eu tenha uma pendenga com um cabra de mais fortuna, letrado e doutor. A, pois, vais me entender agora: aí essa pendenga deixa de ser dada razão ao doutor pra dar a mim. Entendeste? É... Depois de julgada e ajuizada num Tribunal de Justiça. Ah, como que é? Democracia? É mesmo? Pois, isto! Democracia. É em assim que bem penso: não mandar em ninguém. Sou mais de pedir.
Peço, por favor, e se puderem que me atendam agora... Mandar e desmandar, fazer e desfazer... Nunquinha! Todos os cidadãos têm pais e mães, né? Cabe a eles mandar em sua gente. Não é assim, pois, que funcionam as coisas? E como é pelo amor de Nosso Senhor? Nós temos deveres com a pátria? Muito bem. Aceitemos isso. Mas e a pátria não tem deveres pra com nós? Somos sós nós que temos de baixar as cabeças e marchar como gado pro abatedouro?
Ah, que isto nada vale pra mim! Nadinha. Senhor não, meu senhor. Vale a igualdade ou não vale a tal democracia?
Pra que isto? Nós somos usados ao bel prazer dos deputados e senadores, essa casta de gente arrepiada e arreliada em só pensar neles e pouco na pátria? A pátria não somos as gentes? Como é que foram inventar tal posto de grandeza pra essa gente tão pouca? E a grande parte do povo? Como é que fica? Ah... Aqui na cidade é assim? Pois me vou sem mais demora de volta pro meu sertão. Vou arribar de aqui e procurar o arraial de Canudos. Sei que lá não tem mais ninguém. Acabou-se o que era doce. Foi tudo e todos arrasados, mas, porém, nenhum só cabra se rendeu. Canudos? Ela não se rendeu, pra raiva da República que teve que acabar com todos até o fim. Valentia teve lá do lado dos outros, daqueles pobres magricelos famintos de comer e de sangue. A, pois se for assim me vou cedo, cedo, sem mais delongas. Aqui, pensei eu, haveria justiça pra todos igualmente em democracia. Mas, não! Decepção a gente leva até o fim de nossa vida? Muita invencionice é o que é. Muita mentira desavergonhada. Poucos políticos se fazendo de muitos, só pra mandar na gente. Uma minoria mandando na maioria. Donde se viu em antes coisa assim desse jeito?
Ta errado e muito. Só quem tem sangue de barata aceita uma condição às avessas dessas, mas nunca Mariano Bé, que tenho experiência e sofrer pra baixar a cabeça e oferecer o pescoço pro cutelo desses carrascos que ganham pra nada fazer. República... Ah, é isto aí a tal República? Mordomia só pra alguns? Mando só pra uns poucos? E a maioria? Deve de ficar aceitando esses malfeitos, só pra agradar essa raia miúda que nada faz?
Afora, à parte do que estou ditando, devo esclarecer que isto vai ficar assim por anos, isto é: se o povo não pegar em armas e não for pras ruas batalhar os seus direitos de igualdade. Democracia... Cadê ela? É só pra alguns, repito?! É? Que valia tem essa democracia a não ser pros senhores fazendeiros de engenho que viraram deputados e senadores? Por que cargas dágua não foram pras frentes de batalha pra exemplificar e assim mostrar que querem mesmo uma República democrática. Os anos vão se passar e essa tal República democrática vai sendo embrulhada, e bem embrulhada, pra caber nas mãos deles, e só. Marques bem este meu arremedo de profecia. Depois, se ainda viveres, vais saber se mais uma vez tive ou não minhas razões pra reclamar. Ô vote! Coisa mais desconjuntada... É de arrepiar um defunto!
44

Nenhum comentário: