DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


quinta-feira, 15 de julho de 2010

ARREMEDO DE GUERRA

Não foi assim em antigamente nos primeiros tempos do homem sobre os chãos deste planeta? Foi não? Foi sim. O cabra dessas novidades tinha o respeito de todos e o que ele falasse era tido e havido como verdadeiro, sem quizumba ou sem descrédito. Foi. Foi sim. Boto a mão no fogo por ele, o dono dessas novidades.
Tião Tinhoso era o seu chamar – o nome de pia batismal. Contou tão bem contado, e com aparência serena que nem os olhos piscavam, mas, porém sempre cheios dágua. Ele contava nos olhando firme dentro dos nossos olhos. Quem havéra de duvidar? A gente via isso nas grandes secas... Falava-se sim senhor... E tome sofrer, e tanto, que até Tião Tinhoso, mais a família, comeu o netinho que já não ia muito bem lá das perninhas a quase entregar a alma a Nosso Senhor. À mãe, sua filha não apetecia, em principio, mas vendo que se ia acabar o jantar aceitou, e ainda achou que tinha posto no mundo uma coisinha de delícias. Coitadinha. Depois enlouqueceu e, teimosa, preferiu ficar deitada no chão seco sem marchar mais. Muito tempo depois ao retornarem ao lugarejo assombrado, que passaram a dizer ser ali lugar de assombrações, foi achado só o esqueleto dela, sim, ele mesmo, na marcha de volta. Era ela sim pelas roupas em trapos espalhadas em derredor. É assim a maldição das secas brabas pra nenhum cabra valente botar defeito. E se fizesse o contrário... Se fizesse! Ah, que era o fim de todos.
Se houvesse comer, as gentes torciam pra morrer logo um deles. Assim o sobejo do que se finou era repartido pelos demais. A fome é pior agrura que uma pessoa pode sentir. Ela te faz virar cão faminto, lobo, lobisomem, tanto que as crianças, já entendidas de fome e de necessidades se botavam longe dos adultos. Iam seguindo os da frente, mas prontinhos a darem nos pés em carreira desabalada pra fugir de virar pitéu.
E os da frente, os que abriam caminho pro restante da família, encompridavam os olhos fundos pro lado das crianças, mas sempre dando preferência por aquelas que além de estarem pesando na economia do bando, tavam já quase batendo as canelas não servindo pra mais nada a não ser pra comer.
Olhes tu que o sofrimento dos pais, irmãos, tios e avós; esse é o mais dorido possível de se suportar. Mas havéra Nosso Senhor de condenar pro fogo eterno dos Infernos essa gente faminta que comem os seus? E em antes, não era assim, como eu já perguntei? Repito: era sim, e não é pra desculpar aqueles homens tipo macacos daquelas épocas de muita fome, poucas armas de caça, que muitas vezes os caçadores viravam os caçados pelas feras.
E não é de se dizer que eram apenas alguns não. Em quase todo sertão logo faltaram os calangos, os gatos, os cachorros, os ratos famintos também, e o que corresse sobre quatro patas, tivesse rabo ou não, comesse comer limpo ou não. Não te já falei dos que comeram urubu? Pois encheram as suas barrigas, mas, porém por outro lado, encheram a pança da terra de defuntos. Valeu à pena o canibalismo? Em épocas de seca vale tudo, assim como os bichos leões papam os seus filhotes sem pena. Ora, pois.
49

Nenhum comentário: