DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


sábado, 24 de julho de 2010

ARREMEDO DE GUERRA

Então o desgraçado e violento João de Deus, o que fez? Entrou ele mesmo em choque contra seus pais; se converteu pra uma igreja evangélica que os pais católicos abominavam. Só por birra, no começo. Depois, foi tomando gosto, foi se acomodando, foi vendo que tinha futuro como representante de Deus Nosso Senhor na Terra, foi tomando a frente da direção da igreja “Salve o Senhor Salvador”, a SSS. Então, ai é que dizem que o treco foi feio. Os homens, donos da igreja, não apreciaram o enxerido de João de Deus, que se dizia líder. Levou um pontapé nos fundilhos saindo sem eira nem beira do templo.
Por vingança, fundou a sua Ordem que se chamou “Ordem das Batinas Escarlates dos Santos Anjos”. As batinas eram todas elas naquela cor, pra ser diferente das dos padres romanos. Todos os seus seguidores recebiam novo nome, de anjos. Eram os seus noviços que habitavam o grande Mosteiro da Cacunda erguido há tempos por outros religiosos que foram perseguidos pelos portugueses. Coisa de muitas idades. E esse tal Mosteiro da Cacunda foi erguido num promontório de defronte para o mar alto, na Praia das Onze Horas, na Paraíba. É um localzinho abandonado, uma colônia de pescadores pobres nos cafundós do Judas. Sabe dessas praias desertas. A, pois era acolá.
Pois bem, os dois se separaram indo cada qual para o seu lado, mas dona Emma levou o filho Samuel. Fugiu para Portugal, sem que ele soubesse. Lá viveu até o garoto crescer e chegar a rapazinho. Enquanto isso, João de Deus comandava lá de cima do mosteiro algumas vidas dos moradores da colônia. Mas com o passar dos tempos ele foi fazendo besteiras; engravidou uma servente, que era a única moça no mosteiro, matou um dos noviços e foi morto pelo irmão do noviço finado. Tudo de repente, depois que a mulher lhe fugiu pela segunda vez mais o filho Samuel que não queria ir. Por fim, o moço que acabou com aquilo tudo era o mais fiel seguidor de João de Deus. João de Deus intoxicado pelo veneno poderoso de dois grandes escorpiões que o moço colocou em sua roupa, enquanto ele dormia, desceu promontório abaixo se rasgando todo nas lâminas afiadas das pedras. Em desespero, se jogou no seu bote, mas uma onda forte jogou barco ele e tudo o mais pra riba das rochas. Ele bateu em cheio sobre as pedras afiadas e logo o sangue na água atraiu os tubarões. Foi comido pela metade; a outra metade voltou pra riba das rochas negras jogada por outras ondas. O moço que restou tocou fogo a tudo! Foi uma fogueira de fazer inveja a muitas das festas dos santos.
Quer, por acaso, história mais triste e esquisita do que essa? Não sei que fim levou a tal senhora Emma nem o seu filho Samuel. Se estiverem no Brasil ou se voltaram pra Portugal ignoro. E dizem, até os dias de hoje, que está lá toda a ruína.
54

Nenhum comentário: