DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

FILHA

À minha filha Anamaria falecida aos 08/06/09

No próximo dia 08 de outubro, estaremos relembrando - preferia que essa data fosse deletada ao calendário - o quarto mês de sua viagem longa e solitária às esferas espirituais. Você não a planejou como não desconfiava que receberia o bilhete de ida, apenas, naquela segunda-feira, 08 de junho deste ano. À tarde, você foi vista por pessoas, suas amigas, visitando vitrines das lojas de nossa cidade. Ao vê-las, você as cumprimentou com aquele seu jeito sempre alegre. O que estaria você procurando em plena segunda-feira, e em horário de trabalho? Você estava livre, soube depois. Já haviam encerrado o expediente e você, antes de ir para casa, aproveitava-se às horas frescas da tarde. Depois, disseram outras pessoas, a viram montada à motoneta partindo à direção de Mury, seu verdadeiro bairro de residência.
O que você fez, de imediato, depois que chegou, não sei. Sei apenas que à falta do que fazer você se colocou diante do monitor, por volta das dezenove horas, e escreveu a muitas pessoas. As suas mensagens eram as mais alvissareiras possíveis. Você estava radiante com o novo emprego. Passou muito tempo sem um, e já tinha planos para os salários dos primeiros meses de trabalho: comprar um pc portátil - laptop - pagando-o a longo prazo. Mas, contudo, os caminhos de Deus não são os dos homens, nem o Seus pensamentos são os nossos. Você preparou o lanche das crianças retornando, após, ao computador. Você estava bem; havia muito entusiasmo em suas atitudes. Seu coração funcionava normalmente. Sem tirar os olhos do monitor, você ia dando ordens às crianças. Às vinte e três e meia, você ainda digitava. Sentindo sede, deixou de lado a sua ocupação se dirigindo à cozinha. O copo com água parece ter escorregado por entre os dedos, indo ao chão. Depois você claudicou, e com os passos incertos perdeu o equilíbrio. Igual ao copo foi ao chão, pesadamente. Carol correu a lhe dar ajuda. Em vão. Apenas duas longas lágrimas sobre as suas faces foram os derradeiros sinais de que abandonava a vida e mergulhava na Eternidade. Esse foi o instante em que a minha existência deu uma guinada de trezentos e sessenta graus. Procuro a linda criança, de cabelos encacheados, que foi a minha Aninha, gritando lá nas entranhas da alma: "onde anda Anamaria, sonha e sonha com o mar... E partindo, Anamaria se foi pra não mais voltar. Onde anda Anamaria? Quem souber, venha me contar."

2 comentários:

Teruko Kanto disse...

Aninha partiu sem pedir licença e nem a sua pemissão...não teve tempo Morani. Você pergunta para onde ela foi! Assim como eu sempre estou procurando por todos os meus familiares e amigos que também partiram. Ficamos orfãs de certa maneira. E muito dolorida a ferida que fica na alma...Emocionante este relato dos momentos antes da Aninha iluminar no espaço!
Aninha vive em você amigo Morani.
Beijos
Teruko Kanto
Yamagata-Japan

Teruko Kanto disse...

Querido amigo Morani, reli novamente e não posso deixar de postar mais um comentário a respeito da partida da Aninha...Pensei com o coração e deixei a minha mente, a razão que tanto nos incomoda e atrapalha, pois queremos ser sensatos e coerentes em saber de tudo e de todas as coisas que nos interessam e possuem um significado especial. Você, amigo é muito parecido comigo neste ponto. Quando não sei uma resposta fico procurando até quase me levar a exaustão emocional e física.Chego a ser quase neurótica! A morte é ainda uma incógnita para nós os mortais...Pouco sabemos sobre ela. O grande mistério da Vida é a Morte.
Quem sabe, Deus deixou essa pergunta sem uma resposta científica para que possamos valorizar a nossa Vida de hoje, do momento? Muitas e muitas vezes fiquei pensando noites adentro e quanto mais pensava mais me confundia...as respostas ficavam mais vazias, sem conteúdo. Entendo a sua dor, mas não posso sentir por você e muito menos ajudá-lo para diminuir essa sua dor. Sou solidária apenas ...Bem que eu gostaria de ter esse dom, mas quem sou eu para almejar tal façanha? Este trabalho que estou fazendo como voluntária, tem preenchido muitas lacunas...mas ainda tenho muito tempo para ficar divagando. Gostaria muito de estar aí com você e poder abraçar muito para dar um pouco do meu calor de amiga. Mas sei que a pergunta para onde partiu a Aninha, vai ficar para sempre...Ciclos da Vida! Tenho a minha crença de uma vida após esta... num lugar que eu chamo de Passágarda..É onde vou quando estou sem rumo ou muito triste por alguma razão... Vou para lá me reabastecer...
É para lá que acho que todos vamos um dia...E aí no nosso reencontro faremos uma grande festa, digno dos justos e dos que possuem sensibilidade. Vamos viver o hoje, pois amanhã é outro dia...Pode ser capengante ou não, mas temos a obrigação de lutar nesta Vida. Temos muito a realizar ainda... O nosso tempo ainda não esgotou!
Beijo-o no coração amigo Morani.
Sempre sua amiga
Teruko Kanto
Yamagata- Japan