DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


sábado, 10 de abril de 2010

CARTA A UMA FÃ DE LULA

CARTA A UMA FÃ DE LULA


2010/04/10


Senhora:

Recebi, diretamente do Japão, PPS enaltecendo o atual presidente da República - o cidadão Lula. Como formatador, aparece o seu endereço eletrônico; todavia ignoro se saiu de sua lavra os encômios ao petista em foco.

Ora, não sei ainda a qual Brasil a senhora se refere. Se existir outro país, seja em qual quadrante for neste planeta, com o mesmo nome deste em que vivemos, na certa lá pode ser que haja um presidente coincidentemente usando - ou usurpando - o augusto nome do ex-sindicalista Lula, porque os elogios, registrados no PPS que mencionei, soam como coisa falsa. O fato de ele ser nordestino – eu vivi lá e respeito a todos eles - em nada o desabona; a sua profissão, nos primórdios de sua vida - metalúrgico -, também em nada muda quanto ao nosso respeito por um trabalhador, todavia atribuir genialidade a um cidadão que nada sabe mesmo - outro fato que não lhe fere a dignidade é o seu baixo nível cultural - começando pelo vergonhoso caso do "Mensalão" da Câmara dos Deputados - o maldito e sujo começo de tudo o que viria a seguir.

Lula, o homem, parece não ter cérebro e se o tem, falta a esse cérebro a zona onde estariam armazenadas suas palavras do período de suas campanhas eleitorais - a memória; assim como nada sabe, assim parece ter esquecido o que prometeu. Lula não esperava a vitória na primeira oportunidade. Ele jogou como quem joga na mesa de pano verde das ilusões ou dos sonhos todas as suas esperanças, e deu sorte! Aí, começou o nosso "azar". A "prepotência", depois do "deslumbramento" pela sua subida ao Poder máximo do Brasil, foi o seu segundo "prato". Fartou-se, como se farta até o presente momento, desse alimento prejudicial ao caráter de qualquer um. Lula "descaracterizou-se"; "bajulado" - sob segundas intenções de autoridades estrangeiras - se colocou, ele próprio, a um patamar que o faz acreditar tudo poder; o que está resolvido por ele, ninguém poderá mudar, sejam quais forem às conseqüências, tomem os rumos que tomar. Mas não é assim. A sua última tomada de posição contra a ONU, que não está nem aí para ele, e as suas "relações amistosas" ao ditador do Irã, ainda lhe darão uma colheita amarga como a cicuta. Ninguém o elegeu a defesa da causa palestina. Aquilo - a incapacidade de Israel soberano não ceder aos lídimos apelos dos árabes, infelizmente - tornou-se, e não é de hoje, um ninho de vespas. Como ser humano, que não deseja a desgraça a terceiros, eu daria um conselho a quem nada sabe: "Não meta a sua mão naquela cumbuca, pois é um assunto que escapa à sua compreensão política ou humana; procure resolver os sérios e inarredáveis problemas do Haiti que existe dentro do nosso território; não distribua, à mão cheia, dólares e mais dólares a países que sempre souberam resolver seus problemas internos sem os "pitacos" dos governos brasileiros; olhe para os trabalhadores, não superficialmente, mas com profundidade e estenda esse olhar aos idosos aposentados e jamais pergunte aos seus pares "de onde sairá o dinheiro para o reajuste, justo e constitucional, a essas pessoas?". Isso demonstra o seu desconhecimento ( outro ainda?) sobre a verdadeira situação de nossa Previdência. Puxe por sua memória - se a tiver - e verá que nós estamos lá, conforme promessas do homem que nada sabe ou que nada lembra.
O nosso Brasil é o mesmo de antes e depois de Fernando Henrique Cardoso, ou para a sua compreensão: ao seu comando, pouco mudou; ah, perdoe-me, houve uma mudança notável: o aumento descarado da corrupção. Devo debitar isso ao seu comando, ao seu desgoverno. O resto, que se encontra registrado no aludido PPS, é balela. Não me merece qualquer comentário maior. Não tenho tempo a perder.

Morani

Nenhum comentário: