DESPESAS COM REFORMAS ESTÁDIOS PARA COPA 2014

Chegou ao meu conhecimento, e muitos devem saber igualmente, que para sediar a Copa de Futebol de 2014 o país gastou verdadeira fortuna em publicidade apelativa. Agora, um PPS recebido de amigos esclarece o montante que se irá gastar para a reconstrução - reformas em estádios já existentes - e construções de novas arenas para a prática futebolística.

O dinheiro não virá dos clubes, pois que a maioria deles anda na "corda bamba", financeiramente falando; muitos agremiações esportivas se acham mesmo no "vermelho": salários atrasados, encargos sociais nas mesmas condições e outros problemas inerentes ao mundo de negócios do futebol. Pois pasmem: o montante dessa despesas com estádios para a Copa de 2014 atingirá, de saída, R$ 5.713 bi. É uma "bagatela", para um país que nada em dinheiro, que distribui entre os países irmãos vultosas somas, que perdoa dívidas elevadíssimas aos países africanos e ainda financia não sei que obras ou situações na Grécia. Melhor é lacrar os cofres da Previdência, a fim de se evitar futuros transtornos àquela instituição e aos seus beneficiários.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

ARREMEDO DE GUERRA

Ainda bem que faz anos que tal se sucedeu. Sim senhor, faz. Ninguém jamais que desconfie que fosse eu que revelei esses sofrimentos em segredo da honra militar dos combatentes. Se fosse contigo tu farias o quê? Carregar uma vergonha, eu hein? Me respondas: o que tu farias? Eu o que faria? Eu tomaria uma carraspana todos os santos dias da semana do mês e do ano. Me finar pelas minhas mãos próprias? Nunca!
Atente bem para a situação deles perante as famílias as mulheres e as quengas... Essas amaldiçoadas mangariam demais da conta dos coitados. Por quê? Se aconteceu foi pelos seus descuidos não. Foi à fatalidade. Os assaltos por lá eram diferentes, ora bolas, pois que vinha sempre rasteirinho como que não quisessem judiar a ninguém.
Estavam todos entrincheirados nas covas rasas do Vaza-Barrís. Nenhuns deles miravam pelos altos – peito ou cabeça. Já devera ser por maldades. Eram todas elas, as miras, nos ventres pra baixo da soldadesca. Aquelas malditas abelhinhas quando não feriam ou matavam aleijavam.
Prestes toda a atenção meu compadre que eu tenho muitas outras aventuras ligadas ao mesmo assunto, mas, porém, um tanto desviado e que depois vai se encontrar lá adiante pra tu escreveres aí em meu livro pro futuro. Fiquemos nessa mesma expedição, pois que passamos as mesmas vergonheiras. Eu me perguntava, nos momentos de parada do tiroteio, se ia ser sempre daqueles jeitos: eles atrás de nós e as gentes só correndo deles. Eram que a coisas feitas assim, assim, sem planejamento de batalha, só podiam acabar do jeito que acabavam. Era cada qual por si. Quando se corria pra retaguarda era sem voz de comando. Era a maior das confusões, com os cabras outra vez se atirando uns nos outros. Numa dessas é eu se feriu Antonio Quelé, um de meus companheiros. E ele, uma fera, tava doidinho pra descobrir quem mandou bala em nele, porém, exagerado como era ele a gente nem deu tratos à bola. Foi uma coisinha a toa mesmo: uma bala de raspão, que por pouco não lhe arrancou a orelha esquerda. Passou na ambulância e resolveu o causo do ferimento dizendo que tava com zumbido na cabeça o tempo todo. Era pra menos? Se pega no lado da testa... Ai ele não reclamava mais nunca.
Fomos pra Queimados, na Bahia, com muitos praças bem armados, com muita disposição, como sempre, mas com pouca coragem, como era também de se esperar. Explico por quê: simplesinho mesmo. Tua já viste gato escaldado sem medo de água fria? Pois éramos nós assim, igualzinho, que o batizado em Uauá e Cambaio foram o bastante pra nós. Agora a gente ia topar com a jagunçada em Bendegó de Baixo. Lugarzinho esquisito como os demais ali. Depois de algum tempo de troca de tiros a tropa saiu de pernas frouxas os corações a galope as gargantas secas os olhos arregalados e os mesmos tiros varando de todos os lados. Fracasso novo, mas repetido no jeito de se livrar das balas vagabundas. Eu já me cansava de tantos e bem meus quatro companheiros. Pensamos até em arribar pra longe dali abandonando tudo, que a vergonha já não cabia mais em nós.
9

Nenhum comentário: